Criativo descontínuo, o realizador criativo contextual e o criativo contínuo, o não-realizador criativo em potencial

Na nova tentativa de unir 3 teorias ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto, farei uma breve pincelada sobre as diferenças em relação a potencial e a realização entre os dois tipos de criativos que eu propus, o criativo contínuo e o descontínuo. O criativo contínuo se caracterizaria por ser justamente o tipo clássico e mais arquétipo de criativo. O descontínuo se caracterizaria por ter habilidades criativas, mas não de ser uma pessoa criativa, no que diz respeito a sua personalidade. O criativo contínuo tem uma grande densidade de ideias inovadoras por dia, enquanto que o descontínuo seria basicamente uma pessoa inteligente (ou nem tanto) com habilidades criativas. Partindo da tendencia ao caos, a abertura para experiencia e também para o ostracismo laboral e social, provocado pela maneira com que as sociedades modernas estão meritocraticamente estruturadas,  eu acredito que o criativo contínuo apresentará uma predisposição natural para ter um grande potencial mas também para ”fracassar” dentro das sociedades em que vivem, primeiro, porque em média serão mais  distraídos em relação que está acontecendo ao redor (e muitas vezes a decidirem deixar estas áreas de intenso estímulo ambiental) e segundo, porque seus estilos cognitivos encontram-se muito distintos daqueles que são exigidos pelo sistema. Enquanto que o sistema deseja principalmente a seleção de mantenedores técnicos para sustentá-lo (o sistema é representado por grupos de interesses, pessoas e não é apenas uma abstração, obviamente) bem como de inovadores amorais, isto é, que não são idealistas (e geralmente, os inovadores idealistas são os mais criativos ou com maior potencial), irá ostracizar aqueles que desejam melhorá-lo substancialmente ou até mesmo, desconstruí-lo. Se o criativo contínuo tem uma grande densidade de ideias por dia, então acredita-se que da mesma maneira que essas ideias surgem elas também poderão desaparecer rapidamente. Justamente por isso que é tão importante anotar quando voce tem uma ideia, porque as chances de esquece-la serão muito altas.

A criatividade recreativa é um trabalho que geralmente exige elevado investimento financeiro para cobrir os custos. Não é fácil montar um atelier de arte, por exemplo. Com relação a criatividade dentro do meio academico, as chances de sucesso de genios criativos contínuos com capacidades analíticas, são bem pequenas, especialmente nas áreas que são mais subjetivas como a humanidades (e eu vou comentar sobre este fato em breve em um próximo texto). A criatividade recreativa necessita da presença de instrumentos musicais ou de tintas e telas para que possa ser trabalhada. O empecilho financeiro é outra barreira que torna a vida do criativo imaginativo, o criativo contínuo, mais difícil de ser realizada com base em suas forças cognitivas, enquanto que não será um problema grave para o criativo descontínuo, se este também terá alguma ou até mesmo considerável capacidade técnica.

O criativo contínuo é fortemente intelectualizado e este estilo de pensamento e inteligencia, tende a se caracterizar pelo predomínio da motivação intrínseca. O pensador criativo é movido por uma forte motivação interior que o faz enfatizar as suas capacidades cognitivas mais afloradas enquanto que o criativo descontínuo não tenderá a ser tão intensamente movido por motivações intrínsecas. O pensador técnico (uma panaceia de tipos anti-intelectuais), são movidos por motivações extrínsecas, isto é, que se relacionam com a possibilidade de obter vantagens dentro do seu contexto social, economico e cultural. A motivação extrínseca é uma característica típica de ”seguidores” enquanto que a motivação intrínseca será uma característica típica de ”inovadores”. Podemos resumir muito bem estes pensamentos sobre as diferenças entre os dois tipos de criativos como, o sonhador acordado tem menos chances de ser ”bem sucedido” do que o prodígio (que muitas vezes será o replicador criativo), porque a natureza super especializada, savant, tende a ser mais apreciada pelo ”sistema” do que a inovação real, que quase sempre tende a ser construída com base em críticas e soluções. E essas críticas e soluções podem significar o fim de uma era de perpetuação de poder. As possibilidades de melhoria da qualidade da vida das populações humanas e não-humanas são muitas e significativas quanto ao seu impacto, mas aqueles que estão convenientemente ”na carne seca”, não querem soltar ”este osso” tão fácil assim e justamente por isso que tendem a suprimir a externalização e uso do talento de vários tipos ”perigosos” de virtuosos tais como os criativos contínuos e especificamente, os genios sociais ou empáticos.

Tal como eu mostrei no texto sobre os genios historicamente reconhecidos do passado que foram coniventes com as cadeias de desarmonia de suas respectivas sociedades, o criativo contínuo, a partir de seu estilo cognitivo altamente perceptivo e empático, caminhará para se tornar fortemente anti-sistema enquanto que o criativo descontínuo, o usará para alavancar a sua carreira.

Portanto os tecnicamente inteligentes tenderão a serem mais bem sucedidos, em termos financeiros, do que os intelectualmente inteligentes, porque suas capacidades são requeridas pelo sistema e porque tendem a serem conformistas enquanto que quanto maior for a capacidade de raciocínio crítico ou intelectual, maiores serão as chances de inconformidade, que atinge o se ápice entre os genios sociais, savant ou solucionadores de problemas.

Tags:, ,

Sobre santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia Blog

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

REBLOGADOR

compartilhamento, humanismo, expressividade, realismo, resistência...

%d blogueiros gostam disto: