Sabedoria é a velocidade da captura de percepções ou precocidade de perspicácia holística e empática

Aprendemos ao longo do tempo que os mais velhos seriam mais sábios do que os jovens. Pode ser verdade que com a aproximação da morte, apresentamos a tendencia para nos tornar mais parcimoniosos, serenos e até mesmo infantis, dando valor a cada momento de alegria, por mais simples que possa parecer. Com o começo do fim de uma vida, as lembranças, retidas de percepções, que em sua maioria, serão captadas de maneira inconsciente, se sobreporão as expectativas de novas vivencias que se tornarão cada vez mais escassas. Tudo isto seria sabedoria*

acúmulo de experiencias bem como  pela plena consciencia destas lembranças acumuladas que atinge o seu ápice durante a terceira idade, são entendidos como sabedoria pela maior parte da população.

Mas será que isso acontece com todos**

Talvez o ponto diferencial dos sábios genotípicos em relação aos  sábios fenotípicos, que ou aqueles que se tornarão sábios a partir da velhice (ainda que tenham de haver mais pesquisas sobre o assunto para não confundirmos fraqueza mental e física com sabedoria, se isto se confirmar como um fato, ainda que acredite que a sabedoria cronológica e fenotípica, seja uma realidade para muitas pessoas) se de justamente no momento cronológico em que ocorre o afloramento da auto consciencia que para os sábios genotípicos ocorrerá em tenra idade, enquanto que para o neurotípico, se dará apenas durante a velhice.

Mas sabedoria não é apenas o crescimento exponencial da autoconsciencia mas também da capacidade perceptiva.
Por meio das superexcitabilidades e do desenvolvimento assíncrono de Kazimierz Dabrowski, pudemos entender que as diferenças entre os superdotados e os neurotípicos de inteligencia comum, podem ser plenamente medidas por meio da intensidade das características psicológicas e cognitivas. Os superdotados tendem a ser mais superexcitáveis e tendem a apresentar maiores irregularidades no desenvolvimento geral de suas capacidades cognitivas e psicológicas até o período final de maturação cerebral.

Da mesma maneira que o violinista virtuoso aprende a tocar o instrumento com grande rapidez de aprendizagem ou o prodígio pintor que é capaz de pintar lindamente desde cedo, a precocidade também caracterizará o sábio genotípico. Se a personalidade é como uma piscina e se as características que a compõe estejam, metaforicamente falando, distribuídas por esta piscina e se os ”traços” comportamentais, hierarquicamente mais influentes, se localizem a superfície, então a capacidade perceptiva holística e empática, será um destes traços que influenciarão todo o resto, para este tipo.

Mas como que uma criança ou um jovem poderiam ”se tornar” sábios*

A autoconsciencia é o primeiro fator, responsável por esta possibilidade, ou seja, uma tendencia inata para o autoconhecimento.

O segundo fator seria a capacidade perceptiva que quando acompanhada de uma grande autoconsciencia, capacitará o seu portador com eficácia ou velocidade na captura de percepções holísticas, empáticas e objetivas.

Portanto, todo o acúmulo (predominantemente inconsciente) de experiencias que é agregado a partir da velhice pelos neurotípicos e que pode ser entendido como ”sabedoria fenotípica” (ou sabedoria neurotípica), será sintetizado logo no início da vida pelos sábios genotípicos. A diferença entre ambos se dá…

– na autoconsciencia que resultará…

–  na velocidade de captura de percepções ou de experiencias, aumentando exponencialmente o acúmulo das mesmas e que se consiste em uma forma de…

– precocidade mental específica

O sábio genotípico seria uma espécie de prodígio, em que, tal como acontece com todos os tipos de precocidade cognitiva, seus talentos já se encontrarão aflorados desde cedo.

Anúncios

Tags:, , ,

About santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

renanbarreto88

Just another WordPress.com site

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pshelinha

Um pouco de mim..

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

%d blogueiros gostam disto: