O neanderthal introvertido**

De todas as variedades humanas, a mais extrovertida é a raça negra subsaariana. Em qualquer ambiente em que uma população negra aleatoriamente selecionada estiver assentada, haverá grande probabilidade de apresentarem comportamento predominantemente  extrovertido, isto é, de ter uma elevada proporção de indivíduos extrovertidos. Nos EUA, alguns estudos sobre personalidade, encontraram que apenas 30% dos americanos são introvertidos. Na verdade, é um pouco mais complexo, porque a maioria tenderá mais para ambiversão parcial do que para extroversão ou introversão completas. No entanto, ainda se nota que a maioria se encontrará mais próxima de um dos extremos do espectro. Portanto, o correto a dizer é, ‘predominantemente extrovertidos’ para os casos de ambiversão parcial. A população multirracial da superpotencia atual, pode contribuir para elevar o percentual de extrovertidos, se levarmos em conta os imigrantes hispanicos, assim como também poderá reduzi-la se levarmos em conta os imigrantes oriundos da Asia oriental.

Recentemente foi encontrado que os leste asiáticos, isto é, japoneses, chineses e coreanos, apresentam um maior percentual de ”genes oriundos dos neanderthais” do que a população branca analisada. Tal como eu sugeri em um texto anterior, os leste asiáticos parecem ter herdado uma maior porcentagem quantitativa dos genes desta variedade humana extinta enquanto que os europeus podem ter herdado uma maior proporção qualitativa, isto é, de ”genes úteis”.

A descoberta de fluxo genico neanderthal entre os seres humanos modernos acabou com a teoria anterior em que se dizia que não houve mistura entre eles e os seres humanos ”modernos”. Na verdade, talvez se possa dizer que o neanderthal tenha sido um dos responsáveis pela construção dos seres humanos modernos.

Além desta descoberta também foi observado que apenas os negros subsaarianos puros que não apresentaram qualquer vestígio palatável de mistura neanderthal. As misturas encontradas datam de eventos muito mais recentes do que na época em que o neanderthal humanóide caminhava sobre a terra e portanto, constata-se que foram introduzidas na região por meio de mistura com invasores caucasianos como os árabes e os europeus.

Se fossemos medir o grau de extroversão no mundo, e especialmente os tipos de extroversão pura, não parecem haver dúvidas de que a Africa subsaariana registraria as maiores proporções enquanto que a Asia Oriental e a Escandinávia registrariam as menores proporções de indivíduos extrovertidos.

Este espectro de personalidade parece se ser um bom marcador sobre mistura neanderthal, se aqueles que não tem qualquer vestígio de infusão genica desta população, tendem a ser os mais extrovertidos, e se aqueles com as maiores proporções de genes tendem a ser os mais introvertidos.

Faz sentido que uma população que se ”especializou” em regiões de clima frio, tenham selecionado um perfil de personalidade mais introvertida, se a introversão se relaciona com menor tomada de risco e portanto de maior controle de impulsos. Em regiões de clima inóspito, menos é mais. Mais chances de sobreviver. Nestes ambientes, as idiossincrasias da teia social, são substituídas por relações mais diretas, cooperativas e francas.

Não podemos afirmar que a mistura neanderthal explicará sozinha o comportamento asiático moderno, nem o comportamento europeu nem o comportamento africano subsaariano (em média, é claro), até porque muitos eventos e mudanças seletivas tem acontecido desde que esta mistura aconteceu. Mas talvez, possamos ver a introversão e especialmente a introspecção como um legado neanderthal, se ela é tão rara entre aqueles que não tem qualquer grande vestígio de infusão genica desta população, ou seja, os negros subsaarianos e se é bem mais comum entre aqueles que herdaram maiores montantes qualitativos e quantitativos.

Anúncios

Tags:, , ,

About santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

renanbarreto88

Just another WordPress.com site

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pshelinha

Um pouco de mim..

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

%d blogueiros gostam disto: