A metáfora do garoto bolha, a onipresença do dogmatismo na mente humana e a bolha hbd

Por mais inteligente e racional que uma comunidade científica, filosófica ou intelectual possa ser, sempre haverão algumas toneladas de dogmatismo no ar. Mesmo entre os cranios que participam da comunidade hbd, os dogmas continuam a ser perpetuados. Eles são mais sofisticados, são mais trabalhados, são mais racionais… mas ainda assim continuam sendo dogmas. O que são dogmas se não a negação da verdade, da neutralidade** O que é a verdade senão a comunhão de todos as perspectivas**

O famoso garoto bolha pode ser usado como uma metáfora pertinente para comunidades ideológicas que aos poucos vão se fechando em seu próprio círculo, sua bolha, desprezando que muitas de suas ideias possam não estar totalmente corretas.

A bolha hbd é um exemplo, onde, apesar da negação quanto ao caráter claramente político do grupo, visto que também buscam analisar objetivamente os fenomenos bem como a própria natureza, no entanto, baseando-se em regulações quanto aquilo que deve ser dito e aquilo que não deve. Sim, ”mesmo” neste grupo, ainda continuam existindo vacas sagradas.

Alguns exemplos. O totem ”qi é totalmente perfeito para medir a inteligencia humana e isto basta”, se tornou viral entre eles. Mas esperem, primeiro, o qi se divide em subgrupos, no mínimo, isso deveria ser levado em conta. Só que pra eles, o fator g tornaria desnecessária uma análise mais específica . Será***

Outro totem, ”inteligencia se correlaciona com renda, logo, os mais inteligentes também serão os mais ricos”. São tão numerosos os casos de genios que estiveram longe de serem ricos enquanto vivos, que me faz pensar se realmente, as pessoas tolas que mantém sistemas opressores sejam realmente ”as mais inteligentes”.

Algumas verdades não tão verdadeiras assim, são ainda mais graves tal como por exemplo a explicação biologicamente determinista de que ”as guerras e os conflitos no mundo árabe são causadas fundamentalmente por causa de uma maior endogamia da população local”. Mas onde estaria a moderna politica israelense em todo este contexto****

Recentemente, mais uma bolha de pensamento circular que despreza todas as possibilidades de fora e tenta sempre encaixar por meio de viés pessoal a sua estrutura interconectada de pensamento lógico auto-alienador. Sir Bruce Charlton afirmou categoricamente que não existem mais genios capazes de modificar a sociedade para melhor atualmente, em lugar nenhum. Os já habituados, sabem que ele é conservador, religioso e acredita firmemente que a população ocidental emburreceu enquanto que eu acredito que ela sempre foi burra e que existem mais fatores ambientais, indiretamente genéticos, que são os principais responsáveis por esta situação. Charlton despreza completamente qualquer possibilidade de pensar na suposta teoria de conspiração de que ”os” judeus seriam os principais arquitetos do mundo que ele tanto odeia. Faz isso porque é ingenuo quanto a esta possibilidade muito lógica ou será porque está mancomunado com os outros para acobertar e empurrar a ideia de ”altruísmo patológico branco” como principal causa****

Uma das principais vacas sagradas da comunidade hbd, que não deveria ser, não apenas por causa da racionalidade que dizem ter, mais do que outros, é justamente sobre as idiossincrasias únicas, que estão acumuladas justamente entre os judeus, especialmente os ashkenazim. Mas isso não está acontecendo. Ainda que flertem um pouco fora do neoconservadorismo em que estão chafurdados, não é o suficiente para que possam de fato abraçar a verdade sob todas as suas nuances. Ninguém está aqui sugerindo um ”novo” ”holocausto”. Estou apenas querendo ajudar, e apenas com a verdade que de fato poderemos ajudar uns aos outros. Do contrário, mesmo o mais bem intencionado não conseguirá  solucionar os problemas de uma situação hipotética.

Portanto, mesmo nos mais seletos grupos de seres humanos cientificamente racionais, ainda haverá uma proporção considerável de dogmatismo, o limite artificial e arbitrário da investigação honesta e a comunidade hbd é um destes grupos, infelizmente…

Tags:, , ,

Sobre santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

GRUPO BARRETO / Desde 1988

Assista, comente, curta e compartilhe nossos vídeos do YouTube e GANHE vouchers conosco, consulte condições

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia Blog

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

REBLOGADOR

compartilhamento, humanismo, expressividade, realismo, resistência...

%d blogueiros gostam disto: