Lamarck e professores

A grande maioria dos professores são lamarckistas inconscientes porque acreditam que por meio de esforço repetitivo, ou seja, a ”educação”, se poderá ficar mais inteligente.

Isso significa meu caro leitor que a maioria dos professores não sabem o básico da seleção natural de Charles Darwin. Eles educam sem pensar que possam estar aplicando métodos lamarckianos nos seus alunos.

A seleção natural se baseia na diversidade fenotípica de uma população e  não apenas na cor da pele ou cor dos olhos.

Na escola portanto, haverá uma variedade de fenótipos físicos, comportamentais e cognitivos de alunos. No entanto, a escola parte do princípio que por meio da exposição precoce, igualitária e constante (o esforço repetitivo) de conhecimento humano diverso e acumulado, todos chegarão, ”mais ou menos”, no mesmo nível de aprendizado. Em uma sociedade como a Finlandia ou o Japão, que apresentam médias altas de inteligencias e tendem a ser mais cognitivamente uniformes, sem muitosoutliers, até se poderia brincar de Lamarck, mas em sociedades onde coexistem claras diferenças cognitivas, que são hereditárias e complexas, a educação deixa de ser uma crença racional e se transforma em um estorvo desnecessário.

Pessoas diferentes pensam diferente, agem diferente, tem diferentes motivações e por conseguinte terão diferentes necessidades de aprendizado. Tudo é aprendizado, tudo aquilo que é retido do ambiente por meio de observação é um aprendizado. No entanto, criou-se uma ideia elitista de que o ”conhecimento científico e intelectual” seja o elemento fundamental que distingue os sapientes dos não-sapientes, quando na verdade, são justamente as características inatas de ambos que são os verdadeiros diferenciadores.

As pessoas mais inteligentes gostam mais de estudar porque seus cérebros são maiores e ou mais complexos do que os cérebros das pessoas menos inteligentes. A escola pode ter algum efeito em alguns subgrupos, mas será muito limitado. As pessoas são movidas por motivações pessoais intrínsecas, naturais, que já estavam latentes desde a tenra idade ou que são predisposições que com gatilhos ambientais, muitas vezes, mínimos, podem acender o desejo. Tudo se resume aos seus genes, aquilo que voce é, tal como, tudo aquilo que se relaciona a um rio, se resume a sua fonte.

Portanto, surpreendentemente ou não, aquelas aulinhas básicas de genética e de biologia, não serviram pra nada, para boa parte dos professores. Uma das maneiras de se provar se fulano aprendeu ou não, é faze-lo produzir analogias para o mundo real, seja na matemática, na biologia, na filosofia, história…

Metáforas e analogias são a melhor maneira de medir o aprendizado das pessoas.

Os professores, imbuídos por seus egos atormentados, simplesmente não sabem aplicar as teorias darwinianas no mundo real, especialmente em relação a sua profissão. Analogia mais óbvia impossível.

Portanto, como conclusão deste pequeno texto, a maioria dos professores não sabem aplicar as teorias darwinianas no mundo real e portanto não sabem o que realmente significam, pois se soubessem, já teriam juntado os pontos e percebido que estão a forçar os seus alunos por meio de esforço repetitivo, a engolir unilateralmente um conjunto de conhecimentos técnicos, desprezando a natural variedade cognitiva presente em sua classe assim como também  o fato de que não é possível, ao menos por agora, aumentar ou diminuir a inteligencia de alguém apenas por ”uso ou desuso”.

Eu não vou constatar que os professores sejam em sua maioria de estúpidos, porque como eu já mostrei, a ideia de racionalidade humana universal, é totalmente descabida.

Anúncios

Tags:,

About santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

renanbarreto88

Just another WordPress.com site

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pshelinha

Um pouco de mim..

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

%d blogueiros gostam disto: