Filosofia é o ato de harmonizar e não apenas de pensar

A famosa lunática maoista, coletivista-oligárquica que a maioria dos brasileiros trabalhadores A_D_O_R_A_M. No século XX, a filosofia perdeu o seu rumo e se tornou monótona, populista e ideóloga. A filosofia perdeu a sua essencia, porque ao invés de a usarem para promover a harmonia, a compreensão e a evolução das interações humanas, ela foi assaltada por um bando de lunáticos maoistas que nunca tiveram a responsabilidade de zelar pela verdadeira e utilitária função da mais completa das ciencias, o ato de harmonizar. A maior parte das pessoas, incluindo aí e especialmente, muitos estudantes de filosofia, acreditam que o simples ato de pensar seja a manifestação do ato filosófico em si. Mas se o conceito mais puro, literal e direto de filosofia, o seu sinonimo, o mais autoexplicativo, seja justamente a da sabedoria, então não se pode resumir esta ciencia apenas ao ato de pensar. Pensar, todos nós fazemos, a todo momento, inclusive quando estamos dormindo e sonhando. O ato filosófico é uma sofisticação necessária do pensamento, com início, desenvolvimento e finalidades. E estas finalidades, conceitualmente falando, precisam obedecer a princípios que estejam intrinsecamente atrelados a sabedoria.

Portanto, se todo aquele que pensa visando na sabedoria ou na harmonização pode ser considerado como um verdadeiro filósofo,  então aquele que a usa para outras finalidades, não será um filósofo e especialmente se ”usá-la” para fins desarmoniosos.

O ato de harmonizar precisa ser retido da sabedoria cognitiva, a forma mais pura da inteligencia humana, o ato de observar os elementos e encontrar correlações e causalidades, em outras palavras, o ato de harmonizar os padrões simples, a princípio. Se assemelha ao método científico, porque a filosofia é uma espécie de ciencia antiga, é a mãe da ciencia moderna. O problema é que se continuarmos a acreditar que o simples ato de pensar e de sofisticar este ato, sem a responsabilidade de torná-lo lógico, justo, harmonioso e portanto diplomático para a sociedade, seja exercer a faculdade filosófica, então, a filosofia irá seguir o mesmo caminho de ossificação ideológica que a religião sofreu ao longo do seu percurso, se transformando naquilo que é hoje, um conjunto de crendices irracionais que são usadas para promover uma cultura e não a compreensão, o significado da vida, da existencia, o porque de existir, ou seja, o próprio Deus, além do papel de transplantar esta busca por meio da melhoria constante da sociedade, semelhante ao real papel da filosofia.

Portanto, todos aqueles que tem um diploma em filosofia e o usam para promover os seus próprios interesses pessoais, sem neutralidade e sem ter a intenção da harmonização da sociedade por meio da sabedoria, não são filósofos reais, mas farsantes que se aproveitaram da fragilidade do sistema social e estrutural das sociedades humanas, especialmente a ocidental, não apenas se aproveitam mas são aproveitados por esta engrenagem colossal que está sendo implodida por dentro.

A melhor maneira para resgatar a filosofia de um destino semelhante a da religião, de se transformar em  um morto vivo, uma alma mal resolvida que lamenta a sua inutilidade no mundo natural, será por meio de sua re-conceituação literal e didática e de sua objetividade, que hoje foi sequestrada pela ciencia. A filosofia deve funcionar como a consciencia da ciencia, mas não da maneira esquizofrenica e maoista tal como está acontecendo hoje.

Tags:, ,

Sobre santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

2 Respostas para “Filosofia é o ato de harmonizar e não apenas de pensar”

  1. Davi diz :

    “É isso aí”… Esse negócio de que filosofia “é” “pensar” é propaganda de professor, com a ideologia “basilar” da igualdade. A faculdade de filosofia é uma das mais “inúteis” de todas atualmente. Justamente a mais abrangente e vital das ciências.

    O nome já é “auto-explicativo”; “amor ao saber”, como se “pensa” sem isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia Blog

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

REBLOGADOR

compartilhamento, humanismo, expressividade, realismo, resistência...

%d blogueiros gostam disto: