Uma nova maneira de ver o savant

Texto muito interessante que expande o adjetivo psicológico savant além da caracterização habitual para os portadores da Síndrome de Savant.

Perfis psicológicos do Dream Team: O Savant

9 de outubro de 2013 por Don Fornes

No meu post anterior, eu descrevi o perfil psicológico do “Matrix Pensador”, como as pessoas com essas características tendem a funcionar no local de trabalho e onde eles se encaixam em sua programação Dream Team. Neste post, vou discutir um tipo diferente de pessoa: o “Savant”.

O que os torna?
Savants são realmente bons no que fazem. Muito, muito bom. Eles têm a capacidade de se tornarem familiarizados com muitos, mas não todos, os campos. Eles podem se destacar em, digamos, artes da linguagem, ainda lutam com matemática básica. Assim, Savants florescem quando encontrar a única coisa que faz melhor e se concentrar nele atentamente. Eles são criativos, bem-humorado e muitas vezes brilhante.

No entanto, Savants são introvertidos. Eles podem ter dificuldades com a comunicação verbal ou ser desconfortável em situações sociais. Eles tendem a não fazer amigos com facilidade, mas quando o fazem, eles segurá-los. O mesmo vale para o local de trabalho: Savants poderá trabalho-hop até encontrar um papel que está realmente adequado para, mas uma vez que eles fazem, eles vão ser alguns dos seus funcionários mais comprometidos.

Savants são criaturas de hábito: eles têm uma rotina de trabalho muito específico. Comumente, eles precisam isolar-se, a fim de trabalhar de forma eficaz; ruído exterior é muito perturbador, e eles são sensíveis a fatores ambientais, como temperatura ou até mesmo as roupas que estão vestindo. Uma vez instalado, no entanto, eles vão trabalhar com laser-como foco, concentrando-se intensamente em um determinado projeto por horas a fio.

Savants altamente funcionais podem aplicar a sua capacidade inata, inteligência e determinação para o desenvolvimento do talento excepcional em um único campo. Eles tendem a ser qualificados escritores, pesquisadores e engenheiros: a característica minutos especialização da área de engenharia é uma combinação perfeita para os profissionais com refinados, talentos específicos. Eles aprenderam a gerir a sua ansiedade social, até certo ponto, e pode interagir eficazmente com os gerentes e colegas de trabalho.

Savants mal funcionamento, por outro lado, são aleijados por seu desconforto social e são incapazes de ter interações normais com pessoas (o extremo desse espectro é Síndrome de Asperger). Sua tendência para a introversão e isolamento pode manifestar-se em depressão, neuroses, alienação grave e / ou comportamentos auto-prejudiciais. Esses sábios podem nunca ter a chance de perceber e aplicar seus talentos naturais, deixando de viver de acordo com seu potencial intelectual e criativo.

Sendo um Savant é a natureza, não nutrir; este tipo de capacidade não pode ser aprendida. Claro que, como com todos os nossos perfis psicológicos, a maturidade é independente do tipo de personalidade. Savants maduras podem identificar e capitalizar a sua habilidade mais forte; eles aprenderam a desenvolver suas habilidades de pessoas e trabalhar eficazmente com os outros.

Que qualidades Savants tem?
Aqui está um rápido resumo de como Savants tendem a classificação para determinadas qualidades-chave e tendências:

qualidade
Avaliação (de 5 estrelas)
criatividade

independência

compromisso

Resolução de problemas

competitividade

Posse

Comunicação

liderança

Trabalho em equipe

Quem são alguns Savants famosos?
Aqui estão algumas Savants famosos ao longo da história:
Sergey Brin

Bobby Fischer

Woody Allen

George Orwell

Charles Darwin

Henry David Thoreau

Categorizar Savants famosos pelo nível de maturidade é mais desafiador do que é para o famoso popular dos nossos outros perfis psicológicos. Como Savants são comumente mal interpretado, a recepção muitos deles recebem varia ao longo da história, e muitas tendências de exposição em ambos os lados do espectro de maturidades. Mais uma vez, Savants maduras podem identificar e alavancar seu talento, e aprenderam a se comunicar e trabalhar com as pessoas de forma eficaz; Savants imaturas sofrem de isolamento e lutam muito com as relações interpessoais.

Brin, como co-fundador do Google, certamente identificados e aproveitou sua habilidade mais forte; No entanto, ele tem estado sob fogo por seu suposto envolvimento com um empregado. Fischer mostrou sua maestria no xadrez ao mundo em uma idade jovem, mas mais tarde na vida tornou-se paranóico e teve problemas com a lei.

Allen é um dos cineastas mais lendárias do mundo, mas também vive na infâmia de suas escolhas de relacionamento. Livros de Orwell são leitura obrigatória em inúmeras instituições de ensino, mas falando a sua verdade para o comunismo em perigo a sua vida ea publicação tardia de sua escrita.

O trabalho de Darwin é ao mesmo tempo uma das maiores conquistas científicas e um dos maiores pontos de discórdia para organizações religiosas. E enquanto Thoreau é considerado um dos melhores escritores americanos, ele passou grande parte de sua vida em total isolamento.

O que torna grande?
Savants possuem algumas características importantes que os tornam grandes colaboradores:

Eles são muito bons no que fazem. Quando Savants achar que uma coisa que realmente os torna-seja escrevendo, pesquisando ou engenharia-se praticá-la apaixonadamente, e eles fazem isso muito bem. Eles podem aplicar a sua criatividade natural e inteligência para uma habilidade específica, dominar essa habilidade e desenvolvê-lo em um talento especialista. Quando totalmente realizado, o seu potencial é extraordinário.
Eles estão focados e determinados. Dado o ambiente adequado, um Savant pode se concentrar intensamente em uma determinada tarefa por horas em um tempo e muitas vezes eles não vão parar até que a tarefa é feito. Eles são auto-motivados ao utilizar seu talento, e pode se transformar projetos em torno rapidamente. Precisão o foco dos sábios também empresta-lhes um excelente olho para o detalhe.
Eles gostam de aprender. Savants são naturalmente curiosos e são consumidores vorazes de conhecimento. Eles são altamente perspicaz e observacional, e são aprendizes rápidos que podem facilmente adquirir novas habilidades. Eles tendem a ser ávidos leitores, e enquanto eles estão interessados ​​no que eles estão aprendendo, eles fazem para excelentes alunos.
Eles são perfeccionistas. Manter altos padrões para si e para os outros, Savants se esforçam para produzir um produto perfeito. Eles se recusam a se contentar com nada menos do que o melhor, e assumir um alto grau de responsabilidade pela qualidade do seu trabalho. Savants são altamente motivados por este perfeccionismo, e tem um forte desejo de alcançar em seu campo escolhido.
Quais os desafios que eles enfrentam?
Enquanto Savants tem muitas grandes características, seus traços de personalidade também dar-lhes alguns desafios únicos:

A ansiedade social. Savants são pessoas privadas, com uma intensa vida interior, que tende a causar-lhes um alto grau de ansiedade social. Eles podem ter problemas para se comunicar eficazmente com os outros, e, como resultado, são muitas vezes mal compreendida. Sábios são conhecidos por “chamá-lo como se vê,” o que pode significar fazer comentários embaraçosos ou inadequadas durante as interações sociais. Seu desconforto social, pode levar a um grau saudável de auto-isolamento e alienação dos outros.
O perfeccionismo. O perfeccionismo que ajuda a tornar Savants grandes pode ser uma faca de dois gumes. Nos negócios, o perfeito é muitas vezes o inimigo do bom: uma insistência em resultados perfeição em nenhuma melhoria em tudo. Savants pode estender-se essa tendência de tudo o que fazemos na vida, e que muitas vezes equivale a sua auto-estima com os frutos do seu trabalho. Uma vez que é impossível fazer tudo perfeitamente, isso pode levar à auto-dúvida, depressão, ansiedade ou insucesso.
Autoridade desafiadora. Savants são não-conformistas naturais; Embora isso possa ser uma boa qualidade, a sua tendência para questionar regras e autoridade também pode levar a confrontos com a gestão no local de trabalho. As profundas convicções, apaixonados que são titulares podem manifestar-se em termos de intenso sentimento anti-establishment ou dificuldade em responder a um chefe de seguir uma regra.
Como Savants Realize em cargos-chave?
Aqui está uma rápida olhada em quais funções Savants são mais, e menos, adequado para:

O que é bom

Pesquisa e Análise
Engenharia
criativo
Redação e Revisão
Suporte de Marketing

O que não é bom

Vendas

Gerenciamento

Atendimento ao cliente

Suporte executivo

CEO

Que os papéis são melhores para eles?
As características compartilhadas por Savants torná-los bem combinado para determinadas funções no local de trabalho, incluindo:

Escrita e pesquisa. Muitos Savants são wordsmiths naturais: são alguns dos autores mais famosos da história. Esses sábios literárias destacam em leitura e escrita a partir de uma idade muito jovem e tem vocabulários extensos. Savants também são engenhosos, tornando-os excelentes pesquisadores: mesmo se não souber a resposta, eles provavelmente sabem onde encontrar a informação que precisa.
Papéis criativos. Sábios tendem a ser naturalmente criativo e ter ativos, imaginação vívida. Combinado com seu talento habitual para a palavra escrita, eles podem ser seus melhores criadores de conteúdo. Muitos são especializados em artes visuais, e pode fazer excelentes designers ou artistas gráficos. E Savants altamente funcionais podem ser visionários diretores de criação ou editoriais.
Engenharia. Engenharia é um campo tecnicamente criativo, tão naturalmente, Savants prosperar nesses tipos de papéis. Aqui, eles podem aplicar a sua aptidão natural para a resolução de problemas e análise ponderada. E o número aparentemente interminável de subcampos nicho dentro engenharia torná-lo um ajuste perfeito para Savants que querem aperfeiçoar o seu talento em uma área muito específica.
Quais funções eles devem evitar?
Enquanto Savants são grandes em funções especializadas, eles não são uma boa opção para todas as posições. Algumas delas incluem:

Funções de gerenciamento sênior. Sábios tendem a ser falta de sensibilidade comercial, e são decisões de negócios desconfortáveis ​​fazer. Eles também são deficientes na ponta de narcisismo que é necessário para ser um eficaz C-suite executiva e seu desconforto em situações sociais não seria exatamente torná-los grandes adições à sala de reuniões.
Funções que envolvem interação com o cliente. Inaptidão social e dificuldades de comunicação faz Savants mal-pareados por papéis que envolvem extensa interação com o cliente, tais como vendas ou atendimento ao cliente. Não só eles vão se sentir desconfortáveis ​​com esse intercâmbio, eles podem inadvertidamente ofender ou alienar prospects e clientes.
Funções que não utilizam o seu talento. Savants têm mentes e inteligente, ativo que vai rapidamente tornar-se aborrecido em um papel que não lhes permite aplicar seu talento especializado. Nesses papéis, seu desempenho no trabalho pode começar forte, mas vai diminuir rapidamente, o absentismo vai aumentar e, em última instância, o Savant vai sair ou tem que ser deixar ir.
Como você identifica um Savant em uma entrevista?
Durante o processo de entrevista, há certas abordagens que você pode tomar para identificar ou não um candidato é uma Savant:

Fazê-los sentir confortável. Característico de ansiedade social do Savant, combinada com a sua típica auto-depreciação, faz uma entrevista de uma situação muito desconfortável para eles. Tal como acontece com o doador, tente iniciar uma entrevista com um Savant de forma calorosa e descontraída: gradualmente levar a perguntas mais difíceis após a tentativa de estabelecer uma relação confortável.
Faça perguntas específicas. Sábios não gosto de falar de si, de modo geral, eles não vão oferecer informações sobre as realizações do passado ou realizações fora do azul. E, ao contrário de um campeão, um Savant não vai assumir o comando de uma conversa. Faça perguntas específicas que irá pedir diretamente a informação que você precisa saber.
Coloque seu talento à prova. Há uma maneira fácil você pode identificar um Savant quando eles vêm para uma entrevista: testá-los no talento o papel exige. Se você está tentando contratar um escritor, por exemplo, dar ao candidato uma prova escrita. Eles podem não ser capazes de expressar suas habilidades para você verbalmente, mas um olhar para o trabalho de um Savant irá dizer-lhe tudo o que você precisa saber.
Não (necessariamente) sancioná-hopping trabalho. Como mencionado, Savants vai rapidamente tornar-se aborrecido e apresentam um desempenho ruim se eles são colocados em uma posição que não utiliza os seus talentos. Não se deixe levar por uma história de trabalho irregular, se o trabalho não estava relacionado com o talento de escolha do Savant. Job-hopping é comum até descobrir o que é que eles realmente querem se concentrar.
O que você deve fazer como um empregador?
Quando você tem Savants em sua equipe, há algumas coisas que, como um empregador, você deve fazer em um esforço para manter todos felizes:

Não excesso de gerenciá-los. Savants são auto-motivados e independente. Dê uma abordagem de gestão mais hands-off com seus Savants: eles vão fazer melhor sem a estrutura rígida que outros funcionários podem exigir, a fim de permanecer na tarefa. Dê-lhes a liberdade de seguir sua rotina e isolar-se no ambiente de sua escolha.
Não presuma que podem fazer tudo. Como mencionado anteriormente, porque Savants são tão talentoso em uma coisa particular, não assumem isso significa que eles podem fazer tudo. Um engenheiro químico brilhante, por exemplo, não pode tornar um desenvolvedor de software igualmente eficazes. Identifique sua especialidade, em seguida, deixá-los correr com ele.
Reconheça um trabalho bem feito. Savants são emocionalmente sensíveis e tendem a ter sentimentos particularmente intensos. Eles são o seu pior crítico, e muitas vezes vai ser muito duro consigo mesmo. Enquanto Savants está desconfortável com muita atenção, verifique se o seu bom trabalho não vai inteiramente despercebidas. Eles se esforçam para aprovação e são muito gratos quando recebê-lo.
Sábios podem ser alguns dos seus funcionários de mais alto desempenho: a flexibilidade para seguir a sua rotina em um ambiente confortável, que pode produzir um trabalho de alta qualidade a uma velocidade espantosa. É claro que, como em qualquer tipo de personalidade, você precisa ter outras pessoas em sua equipe ideal para equilibrar os Savants.

Holly Regan e Dr. James Maynard contribuiu para este artigo.

Fonte: http://new-talent-times.softwareadvice.com/the-dream-team-the-savant-1013/

Anúncios

Tags:, ,

About santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

renanbarreto88

Just another WordPress.com site

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pshelinha

Um pouco de mim..

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

%d blogueiros gostam disto: