O cérebro intuitivo Excelente texto sobre as vantagens de TDAH

Tdah’s são frequentemente dito ser altamente intuitiva. O que é intuição ? Primeiro de tudo , não é instinto , embora a palavra intuição tem sido historicamente usado dessa maneira. É uma forma extremamente importante e poderosa de inteligência não- linear , útil para decifrar os padrões de situações caóticas .
Já corri em várias referências a Tdah’s sendo altamente intuitiva , incluindo “Os Dons ocultos da TDAH” por Ned Hallowell , A intuição é forma de inteligência subconsciente possivelmente utilizada pelo ‘lado direito do cérebro’ para discernir padrões e relações complexas. É altamente subestimada . Todas as crianças pequenas aprendem principalmente através da intuição , e em um ritmo extremamente rápido ( caramba, eles também têm períodos curtos de atenção , são impulsivos …. hmmm ) . Por exemplo, eles aprendem a falar frases complexas através de ” absorção “, sem ter qualquer conhecimento da gramática. Imagine se você tivesse que ensinar todas as línguas criança , explicando-lhes que cada frase deve ter um nome. Você não, porque o seu computador biológico subconsciente chamado intuição já descobriu isso , sem o conhecimento da criança. A música também se aprende intuitivamente . As pessoas normalmente não podem explicar que o padrão da primeira, terceira e quinta notas da escala tem um som agradável para os ouvidos por causa da relação matemática de comprimentos de onda de vibração. Mas a nossa inteligência subconsciente sabe essas relações. Crianças pequenas dadas aulas de música intensas têm aumentos repentinos em suas habilidades matemáticas.
Tipos de inteligência :
Para o propósito desta página , há três tipos de inteligência , as seguintes definições vêm de utilização em campos da biologia e temperamento .
1 . Instinto . Este é agora pensado para ser herdada inteligência única para uma determinada espécie . Como um disco rígido com informações sobre ele antes de sair da fábrica . Por exemplo, um pássaro sabe cantar uma determinada canção , e um cão sabe a rosnar quando está com raiva . Os seres humanos sabem instintivamente a sugar quando crianças. Crianças (e adultos) são instintivos medo de aranhas e cobras , a menos que ensinou o contrário. Muitos adultos vão saltar de susto quando surpreendido por uma aranha grande , seguido por constrangimento , porque eles sabem que a aranha é inofensiva .
2 . Inteligência intuitiva. Inteligência intuitiva é a capacidade de aprender habilidades complexas e resolver problemas de forma subconsciente , por exemplo, uma criança aprendendo a falar sem aprender as regras da gramática . As regras da gramática , na verdade, foram aprendidas , mas a criança não pode dizer que você quer que estejam.
Este tipo de inteligência é particularmente poderosa em pegar padrões em uma situação aparentemente caótica.
Quando a resposta certa para um problema complexo aparece em sua cabeça , mas você não pode descobrir como você veio com ele , é provavelmente o produto de sua intuição. Importante: a inteligência intuitiva é melhor para resolver certos tipos de problema complexo do que a nossa consciência , a inteligência sensorial.
3. Inteligência sensorial. Conforme descrito por Jung , a inteligência sensorial é a nossa capacidade de pensar logicamente e de aprender novos fatos em nosso mundo. Como as crianças crescem , a sua capacidade de aprender intuitivamente parece diminuir à medida que sua capacidade de pensar de forma metódica e logicamente aumenta.
Todos as pessoas possuem os três tipos de inteligência. Inteligência sensorial é o que nós pensamos normalmente como inteligência , porque é o pensamento consciência, enquanto os outros dois tipos são mais misterioso e posteriormente descontados . Inteligência intuitiva é usado para identificar relações e conceitos , enquanto inteligência sensorial é usado em lembrar detalhes e pensamento linear.
Uma criança Tdah estereotipada está fazendo mal na escola e é um gênio completo em computadores . Por quê? Em parte, porque os computadores são melhores aprendidas intuitivamente . Basta sentar-se e começar a bater os botões e ver o que acontece . Fazê-lo o suficiente, e que a inteligência subconsciente começa a pegar padrões e relações complexas. O intuitor começa a ficar um instinto de que a próxima tentativa , enquanto que a média das pessoas com inteligência sensorial predominante não tem essa vantagem e quer instruções escritas detalhadas ou alguém para ensiná-los a cada nova coisa que eles fazem no computador. Eu suspeito que este é um dos motivos por que são tão intuitivos sobre-representados na internet.
Intuitivos têm diferenças em como eles percebem e reter informações. Suas memórias são muitas vezes impressionista e sem detalhes. Um ENTP intuitor descrito da seguinte maneira:
“Eu tinha 10 anos quando eu percebi que eu estava no temor do meu S [ inteligência sensório ] memória da mãe. Tinha descrever cada detalhe de uma loja , lembre-se a grosseria exata do estofamento de veludo , lembre-se fotograficamente , onde uma pintura de paisagem era ligeiramente distorcida, observação de como abotoadura esquerda do funcionário foi manchada e seu miniaturas quebrado; . Enquanto isso , eu lembro que o lugar parecia escuro e confuso , talvez empoeirado, e que o funcionário poderia ter sido um homem que eu sabia que havia uma mundo secreto de minúsculos , fugaz e às vezes olhando as coisas que era visível para a maioria dos terráqueos , mas raramente para mim; . que é por isso que as crianças me ” cadete do espaço ” chamado e esperou para me assistir viagem nas rachaduras na calçada Eu sabia que , na sala de aula . , que ” viu ou ouviu , em seguida, lembrou-se ” -, enquanto eu nunca vi e nunca ouvi falar , e geralmente tinha que descobrir o que eu deveria ter lembrado Mesmo que eu geralmente tinha a resposta certa, que eu considerava como superior; minha mãe e meu colegas parecia dotado de sentidos especialmente agudos , enquanto eu estava sobrecarregado com a necessidade de compensar os meus pobres poderes de observação Felizmente meu [ intuitivo ] pai também era um descendente do cadete do espaço Clan – . tão espaçadas , largadão ,  ” nas nuvens ” e esquecido como eu era – e, como o extraterrestre filosófica disse o astronauta gagueira , eu sabia que eu não estava sozinha ” …. “
Intuitivos perder detalhes , mas mais frequentemente obter a imagem grande. Eles também são bons para vir acima com ideias , conceitos e relacionamentos que os outros perder. Hallowell diz que Tdah’s são altamente intuitivos e têm ” lampejos de brilho. “
O meu próprio exemplo pessoal : na aula de Inglês , meus colegas estavam discutindo um livro que tinha lido tudo . Eu não conseguia lembrar os nomes dos personagens ou lugares , datas ou até mesmo a sequência de eventos que ocorreram na história, e me senti realmente estúpido. Concedido, eu tinha desnatado parágrafos inteiros na minha pressa de ler o livro no último minuto . OK , eu deslizava algumas páginas . Tudo bem, eu admito que completamente ignorada alguns dos capítulos intermediários , mas o ponto é que eu não conseguia se lembrar de nenhum detalhe e ficou mortificada que todo mundo podia. Mas quando os nossos resumos escritos do livro foram classificados, o professor me puxou de lado depois da aula e disse que eu era a única pessoa na classe que realmente entendeu o que a história era sobre . E ele disse que teria me dado um A, mas a minha ortografia era horrível e meu papel muito desleixado. ( Eu tenho trabalhado em minha ortografia desde então. )
Cérebro esquerdo vs Cérebro direito
Ambos Tdah’s e pessoas altamente criativas são pensados para ter diferenças no lado esquerdo do cérebro vs relação lado direito do cérebro .
“Temos todas as pessoas que conheci que são bons em captar fatos, mas tendem ou a ser demasiado literal em interpretá-los ou perder o ponto completamente. Da mesma forma , sabemos que outros ( muitas vezes as pessoas com talento artístico de algum tipo ), que são irregulares em lidar com fatos e fazer mal em testes , mas que têm uma incrível capacidade de captar a essência de uma história, as nuances sutis de significado. Nós podemos apenas especular se estas diferenças pode ser atribuída a especialização hemisférica “
– Howard Gardner ( autor do livro ” Inteligências Múltiplas ” ) de ” Art Mente & Cérebro , “.
Bem , eu gosto de especular e não tem absolutamente nada a perder. Então aqui está uma lista de cérebro direito vs características do cérebro esquerdo que eu encontrei na net . Disseram-me que a lista é conjectura , em parte, popular e , em parte, fato ( o cérebro é realmente ainda é um mistério ) . Mas vamos correr com ele de qualquer maneira, apenas para a diversão de cisalhamento do mesmo.
Traços lado direito do cérebro :
Intuitivo: palpites segue ou sentimentos, leva saltos de lógica .
Nontemporal : ter pouca ou nenhuma consciência do tempo .
Aleatória: organiza eventos e ações a esmo .
Causal e Informal: lida com informações sobre a base de necessidade ou interesse no momento .
Betão: relaciona-se com as coisas como elas são comumente conhecidos ou compreendidos. Explícita e precisa.
Holística : vê as coisas inteiras tudo em um , padrões gerais . Levando a idéias divergentes.
Visual : utiliza imagens , responde às imagens , cores, formas .
Não-verbal : responde a toques, música, linguagem corporal, contato.
Visuo -espacial : usa a intuição com a estimativa , percebe formas.
Responsive : escuta a música .
Originative : interesse em idéias e teorias imaginativamente .
Emocional: julgamento suspeito até que ele sente ou parece certo .
Aprendizagem: através da exploração
Traços lado esquerdo do cérebro :
Metódica : organiza as informações , classifica , categoriza , estruturas.
Temporal: mantém o controle do tempo, pensa em termos de passado , presente e futuro .
Sequencial : organiza eventos e ações em sucessão consecutiva.
Linear : pensa em termos de sequência, um pensamento seguindo diretamente o outro. Leva a conclusões convergentes.
Factual : lida com detalhes , itens, os detalhes, as características de uma coisa .
Verbal : as palavras usado para nomear , descrever e definir as coisas.
Sistemático e formal : processos de informação de forma metódica , de uma forma bem planejada .
Aprendizagem: através de planos sistemáticos
Depois de ler a lista acima , pode parecer que Tdah’s estão simplesmente perdendo todo o seu cérebro esquerdo , mas ainda não se deparar que na literatura. O que eu encontrar são teorias sobre a ” desinibição dos níveis normais de controle do hemisfério dominante. ” Eu acho que isso significa que o cérebro esquerdo não são tão dominante em Tdah’s como são com as pessoas “normais” , por isso o lado direito do cérebro tem uma rédea mais solta , por assim dizer . O lado direito do cérebro é, portanto, autorizado a ir mais longe, fazer mais.
” O objeto próprio , único e eterno de pensamento :
que não existe
o que não está diante de mim
o que era
o que será
que é possível
o que é impossível. “
– Paul Valéry
(impresso em ” O Código Cerebral ” )
Isso não significa Tdah’s está certo cérebro dominante. Mas o seu lado esquerdo do cérebro pode ser simplesmente menos dominante do que em outros. A dislexia , que é extraordinariamente comum em Tdah’s , também é pensado para ser relacionado a diferenças na dominação hemisférica , de modo que nem esfera é o chefe.
Anúncios

Tags:, ,

About santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

4 responses to “O cérebro intuitivo Excelente texto sobre as vantagens de TDAH”

  1. Davi says :

    Interessante texto.
    Acho eu que TDAH, é uma característica intuitiva e sensorial do “cérebro direito”, ‘transbordando’ no corpo do ‘hospedeiro’…. Eu acho.

  2. Rodolfo says :

    Não é mencionado, mas pessoas com TDA tem em média um cérebro menor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

renanbarreto88

Just another WordPress.com site

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pshelinha

Um pouco de mim..

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia

Textos sem sentido, para leitura sem atenção, direcionado às pessoas sem nada para fazer.

%d blogueiros gostam disto: