Qi não é prática, é a teoria, a idealização, a prática ”conceitual” de inteligência
Teoria e prática.
Como você pode ver na prática o que é inteligência??
Pela prática, estúpido!!
Como eu tenho alertado, os testes cognitivos são uma idealização (simulação) da inteligência, da mesma maneira que a pedagogia é a idealização da escola. Mas só podemos comprovar teorias na prática. A teoria da inteligência é o seu conceito, da mesma maneira que qualquer teoria baseia-se na construção de conceitos que buscam verbalizar a realidade, aquilo que é.
A aplicação dos testes de qi visando encontrar a real inteligência, na verdade é ”apenas” uma espécie de prática conceitual. Tal como se além do conhecimento congelado e idealizado que é passado nas faculdades de educação, também fosse aplicado um modelo dinâmico, visando capturar a atmosfera das escolas, mas em cenários pré-determinados.
Mas a maquete é apenas o projeto de um empreendimento público, da mesma maneira que a idealização da pedagogia é um projeto para a educação.
Como então poderemos encontrar a inteligência humana por meio da prática e com qual prática??
Nossas sociedades são projetadas para promover estilos cognitivos específicos, em prol de uma transcendência cultural coletiva, que é uniforme.
Reparem no desaparecimento da promoção de poetas em nossas sociedades mecanicistas modernas.
Tal como o concreto que substituiu a folhagem verde e o chão de terra, nossas mentes foram habituadas para preferir pensamentos de igual natureza, dura, direta, sem curvas, sem meandros.
Existe uma diversidade qualitativa e quantitativa de tipos cognitivos em todos os níveis de inteligência integralizada e especialmente nos níveis mais altos.
Um pouco da ”teoria das múltiplas inteligências” com um pouco da ”teoria determinista do qi” como conceitos holísticos de inteligência.
Existe uma diversidade cognitiva combinada com uma hierarquia de níveis para cada um dos estilos de inteligência, tal como uma árvore e suas ramificações.
Muito bom!
Obrigado!!!