3 personas, os seus pólos opostos e o seu universo, a neutralidade

O mundo e todos os universos, o infinito melhor dizendo, são governados por 3 forças, os dois pólos opostos, o mal e o bem, a escuridão e a luz, o alto e o baixo, a maldade e o caráter… e pela neutralidade, nossa persona mais importante, onde de fato é a morada de nosso eu.

A dinâmica mecânica das circunstâncias se dá pelo conflito protagonizado pelos opostos e pela harmonização dos mesmos, produzindo a comunhão de todas as partes. A inércia é a finalidade de toda a existência, enquanto que a dinâmica, o movimento, é a representação orgânica do atrito, existir pra quê??

Não existe uma resposta para esta pergunta e na verdade, as inúmeras possibilidades de respostas que ela provoca, não poderão responder de maneira satisfatória, ainda que serão satisfatórias para as suas respectivas perspectivas.

Todos nós temos a dualidade dentro de nós, se somos filhos do atrito, da combinação de elementos díspares que produziu os universos. Mas também temos a capacidade de produzir nossa própria inércia, a nossa neutralidade.

A autoconsciência é a terceira persona

Assim como as nações criadas pelos humanos vivem os seus conflitos, provocados pela presença de grupos antagônicos e portanto que competem entre si, nós também somos como um país, onde as duas personas antagônicas competem para tomar o controle de nosso eu central.

Enquanto que nossas personas lutam ”por nós”, nosso eu permanecerá, para a grande maioria, adormecido. Denominamos isto como inconsciência, quando nossa verdadeira alma está adormecida ou domada pela agressividade que a competição das duas personas ”animália” desencadeia.

Enquanto que, nascemos com duas personalidades opostas, nosso próprio espectro, o desenvolvimento de nossa real identidade só pode ser consumida por meio do desenvolvimento, da vontade de querer e da sabedoria de se entender, o princípio de tudo.

A capacidade para se entender é a de se ver sob uma perspectiva ”fora-do-corpo”. É a capacidade, não de se ver no espelho, mas de ver o seu corpo se vendo no espelho.

É uma metáfora, não tente fazer isso em casa. Criatividade e experimentação é para poucos e loucos. No entanto, é muito real.

Se você conseguir tomar as rédeas de sua vida, coisa que não se herda completamente, então você caminhará para se tornar uma entidade autoconsciente e capaz de fazer as melhores escolhas mediante a perspectiva da neutralidade ou da sabedoria.

Potencial

Para ser capaz de se tornar autoconsciente, coisa que a grande maioria das pessoas não são e não são capazes de se tornar, você precisa antes ter um potencial, uma predisposição para que possa se desenvolver. Não é tão paradoxal, mediante a ideia da dualidade, que aqueles que são capazes deste feito, salto evolucionário da mente, estão próximos em diversos aspectos daqueles que são dominados pelas personas antagônicas, animálias, ou seja, os portadores de psicopatologias como a esquizofrenia e o transtorno bipolar.

O enorme potencial, que está descontrolado em esquizofrênicos ou em bipolares, está suscetível de ser controlado por aqueles sortudos que nasceram com ele mas sem as versões completas da ”loucura” ou potencialidade para a hiperrealidade.

No entanto, todos tem algum grau de predisposição para o desenvolvimento da autoconsciência. Ter potencial não é sinal de capacidade de desenvolvimento. E na verdade, a maioria o tem em um nível muito fraco. Tal como a capacidade do fósforo em aquecer uma bela lourinha pobre de Copenhague comparada com a capacidade da lareira de fazer o mesmo.

Voz interior

As pessoas que apresentam um mundo interno rico, cheio de imaginação, terá uma tendência natural para a autoconsciência e consequentemente para o seu posterior desenvolvimento.

Para aqueles que não nasceram com este potencial alargado, deve-se usar e abusar da ”voz interior”. A voz da razão é a voz que descreve suas ações, que descreve o que faz, o que sente. Quando se vive a emoção, sem reflexão, isto se consiste em um estado de êxtase, de inconsciência.

A emoção pode ser racionalizada, vivida de uma maneira que não saia do controlo. Isso não é frieza, é autoconsciência. Coração e cérebro devem dar as mãos e trabalhar para que possamos aprender a vivenciar nossas emoções e nossas razões, sem deixar de desprezar uma delas, enquanto que a outra estiver ativa.

Se quando você está praticando uma ação o seu verdadeiro eu te questiona o porquê de estar fazendo aquilo, então é sinal de que tem alguma potencialidade para a autoconsciência.

Auto melhoria

Se não tem voz interior ou não tem a capacidade de produzi-la constantemente, então você poderá usar por meio de vários outros artifícios para certificar-se de que está autoconsciente. Um caderno de anotações e no mundo moderno, de hoje, o uso das novas tecnologias como celular, poderão servir maravilhosamente bem para que possa manter-se conectado ao seu eu mais importante.

Seja por meio do desenvolvimento natural da autoconsciência, seja por meio do uso de artifícios para promover o seu autodesenvolvimento, mediante a sua capacidade geral, você poderá melhorar enquanto ser humano, ampliando os seus horizontes e cortando as suas suscetibilidades para causar conflitos evitáveis.

O que mais difere uma pessoa sábia de uma pessoa que não exibe este predicado, é a sua capacidade de automelhoria, que claramente está indicando a sua natureza plenamente autoconsciente.

Abra seus olhos

Anúncios

About santoculto

Email ataudecinzento@gmail.com

Trackbacks / Pingbacks

  1. 3 Personas… novamente. | Santoculto - 11 de junho de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

De:RefémdoDrDeus Para:Deprimente mundo Assunto:Denúncia de maus-tratos a pensadores

...e Deus criou a Ângela,desapontado com a nossa Eva.Apresento-vos o meu "disco rígido" ...

renanbarreto88

Just another WordPress.com site

Castro456's Blog

O medo do nada

Delusions of Adequacy

And You Thought You Might Have Had Delusions of Grandeur

PARTO DE IDÉIAS

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Sócrates.

Pshelinha

Um pouco de mim..

Pensar Novo

"Saber que você precisa mudar não é suficiente. Você precisa ter a coragem de fazer esta mudança." Robert Kyosaki

Mind Hacks

Neuroscience and psychology news and views.

Inside Perspectives

of Asperger Syndrome and the Neurodiversity Spectrum

Agoraphobia Subliminal Hypnosis

Come out of the woods, the dark, come into the light. As a recovered agoraphobic, I've designed these audios over many years in order to help you. Charles K. Bunch, Ph.D.

Antimidia

Textos sem sentido, para leituras sem atenção, direcionados às pessoas sem nada para fazer.

%d blogueiros gostam disto: